Independente de quem seja o seu público-alvo, ele está no WhatsApp. Agora é a sua vez de estar lá, de forma profissional, conversando com eles.
O Uso do WhatsApp no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo Croma, o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros no celular. No trabalho, a ferramenta é utilizada por mais de 60% dos brasileiros, enquanto o e-mail é usado por apenas 20%.
A pesquisa mostra também os momentos de uso mais frequentes do aplicativo:
- 65% usam WhatsApp pouco antes de dormir
- 50% utilizam o aplicativo logo após acordar
- 47% trocam mensagens quando estão comendo sozinhos
- 45% acessam o mensageiro assistindo à TV
Somente no Brasil, já são 120 milhões de usuários, com o app instalado em 99% dos celulares. Em janeiro de 2018, foi lançada uma versão do aplicativo voltada para empreendedores individuais ou pequenas e médias empresas. Chamado WhatsApp Business, ele permite automatizar tarefas relacionadas ao atendimento de clientes, configurando mensagens de boas-vindas e oferecendo recursos de organização de mensagens com etiquetas.
Se você ainda não incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma oportunidade enorme.
Boas Práticas para WhatsApp Business
Para aumentar a sua conversão em vendas no WhatsApp não basta disparar várias mensagens e esperar a chuva de vendas aparecer. É fundamental criar um planejamento, como em qualquer outra rede social. Para te ajudar, listamos a seguir alguns tópicos para melhorar seu relacionamento com os clientes no WhatsApp Business e potencializar suas conversões.
Respeitar o Momento do Cliente
Há momentos ideais para ter contato com os clientes pelo WhatsApp, e também há fases em que você “jamais” deve chamá-los. Consulte novamente os horários em que as pessoas costumam utilizar mais o aplicativo:
- 65% usam WhatsApp pouco antes de dormir
- 50% utilizam o aplicativo logo após acordar
- 47% trocam mensagens quando estão comendo sozinhos
- 45% acessam o mensageiro assistindo à TV
Evite enviar mensagens para quem não solicitou ou não deseja mais seu contato. Isso vale para disparos em massa, listas de transmissão ou grupos.
Atrair Clientes da Forma Correta
O momento ideal para usar o WhatsApp Business com seus clientes é quando eles solicitam esse tipo de contato. Uma das formas de solicitar esse contato é através do seu site ou perfis nas redes sociais, quando o cliente clica no link para enviar uma mensagem diretamente para o WhatsApp da empresa e iniciar uma conversa, ou quando ele autorizou anteriormente o recebimento dessas mensagens.
Usar Linguagem Mais Descontraída e Pessoal
O WhatsApp é um aplicativo mais pessoal e a sua principal característica é a informalidade. Então, evite mensagens engessadas e técnicas, a menos que a pessoa esteja conversando com um robô. Converse de forma personalizada com seus clientes, chame pelo nome e use informações pessoais.
Personalização da mensagem eleva as chances de um resultado melhor. Use e abuse dos emojis para expressar o tom de suas palavras e utilize o recurso de áudio quando necessário.
Agilidade nas Respostas
Se a sua equipe não tem potencial de responder o WhatsApp com rapidez, é melhor não utilizar este canal. As pessoas exigem “respostas instantâneas” dos amigos e familiares, e não será diferente com a sua empresa no WhatsApp Business. Utilize os recursos de mensagens automáticas e respostas rápidas do WhatsApp Business.
Status do WhatsApp como Canal de Atração
O WhatsApp possui o status, recurso que funciona de forma parecida com os stories do Instagram e Facebook. O status também está disponível na versão Business do app, onde você pode publicar conteúdos em texto, links, vídeos, fotos da câmera e imagens salvas no aparelho com duração de até 30 segundos. Utilize este canal para replicar conteúdos do stories do Instagram e Facebook, otimizando o tempo na produção de conteúdos. Lembre-se: a consistência é fundamental.
Usar os Recursos do WhatsApp a Favor do Cliente
Sempre que possível, utilize recursos multimídia como fotos, vídeos e áudios para melhorar a experiência do cliente com a sua empresa. Quando o atendente notar a abertura ou necessidade do cliente para esses recursos, não hesite em utilizá-los. Um áudio bem resumido, às vezes, pode valer mais do que mil palavras.
O Que Não Fazer no WhatsApp Business
Postura e Conduta Profissional
A comunicação deve ser mais descontraída e pessoal, mas lembre-se: este é um canal que fala em nome da sua empresa. Educação e respeito precisam vir em primeiro lugar.
Frequência de Envio
Não existe uma regra estabelecida para a frequência de envio de mensagens no WhatsApp. Cada nicho tem suas particularidades e cada cliente tem seus próprios desejos e objetivos. Classifique seus contatos com etiquetas de acordo com os interesses e crie listas de transmissão personalizadas.
Tipo de Conteúdo
O perfil comercial da empresa é diferente do perfil pessoal. Tenha atenção redobrada ao postar conteúdos ou enviar mensagens, certificando-se de utilizar o perfil correto.
Não Compre Listas de Mailing
Resista à tentação de comprar listas com milhares de contatos. Pergunte-se: Os nomes na lista conhecem ou têm interesse na sua empresa? Essas pessoas já foram impactadas por alguma campanha sua antes? Quantas delas podem reportar sua empresa como spam?
Spam, Report e Bloqueio
Atitudes como prática de spam, contatos indevidos, falta de educação ou qualquer outra forma de perturbar o cliente podem resultar em bloqueio do seu número e da sua empresa. Siga as recomendações de boas práticas e tome cuidado com a forma de relacionamento com seus clientes.
Conclusão
Agora que você já entendeu quais são as boas práticas e o que não fazer no WhatsApp Business, chegou a hora de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa.
Comece fazendo as configurações básicas no perfil do WhatsApp da sua empresa e depois acesse o Vendaz para estruturar o seu processo de atendimento e vendas.
Ainda não é cliente? Acesse agora e escolha o plano que melhor se encaixa à sua realidade. Transforme o seu WhatsApp numa poderosa máquina de vendas e relacionamento com seus clientes.