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Estratégia para converter mais pacientes para a sua clínica

Neste material, queremos compartilhar com você o passo a passo da nossa estratégia para criar chatbots eficazes e que atendam às necessidades da sua clínica.

Antes de mergulharmos nas técnicas específicas de construção do chatbot, é crucial compreender os objetivos por trás desse projeto e como ele pode impactar positivamente tanto a sua marca quanto os seus clientes.

🎯 1. OBJETIVOS DO PROJETO

Antes de tudo, é importante entender quais são os objetivos de negócio e também o que o usuário espera encontrar ao entrar em contato com o chatbot. Precisamos ter certeza de que esses dois objetivos estejam em sincronia, que atendam um ao outro.

1.1 OBJETIVOS DA MARCA:

  • Diminuir o tempo de resposta no WhatsApp
  • Automatizar a resposta de perguntas frequentes
  • Captar novos clientes

1.2 OBJETIVOS DO PACIENTE:

  • Tirar dúvidas rápidas sobre tratamentos
  • Buscar endereços/contato de clínicas
  • Agendar consultas/avaliações
  • Enviar reclamações

⚙️ 2. MAPEANDO AS FUNCIONALIDADES

Com base no alinhamento entre os objetivos da marca e dos usuários, a primeira versão de um chatbot deve contemplar algumas funcionalidades, divididas em dois públicos-alvo distintos: pacientes e não pacientes.

2.1 PACIENTES:

  • Tirar dúvidas
  • Enviar sugestões/reclamações
  • Entrar em contato com a clínica onde faz tratamento

2.2 NÃO-PACIENTES:

  • Tirar dúvidas sobre os principais tratamentos
  • Tirar dúvidas sobre preços
  • Encontrar a clínica mais próxima
  • Agendar avaliação

👧 3. PERSONALIDADE DO BOT

Se a marca não tiver um mascote, é importante escolher uma persona para representar o chatbot.

Essa persona precisa ter as características de um atendente ideal da clínica, como por exemplo:

Bia: Ela é jovem, muito animada, tem paciência para auxiliar quem lhe pede ajuda, gosta de explicar sobre o universo que envolve a marca de maneira descomplicada, sem utilizar termos técnicos — até porque ela própria não é uma dentista e sabe que é sempre mais prudente consultar um profissional especializado.

📅 4. ESTRUTURANDO O FLUXO 

Após finalizar toda a validação estratégica dos objetivos, chegou o momento de “por a mão na massa” e estruturar o fluxo do chatbot.

Utilizando o fluxo de mensagens do Vendaz, você vai literalmente arrastar e soltar os blocos de opção do chatbot como no exemplo acima.

Esse pré-atendimento pode ser vinculado ao número de WhatsApp da clínica ou ao perfil do Instagram, e será responsável pela qualificação. Ao final, encaminhe o atendimento para a recepcionista continuar.

📅 5. AGENDAMENTO PELO WHATSAPP

Após validação inicial do fluxo do chatbot, podemos desenvolver uma integração diretamente com o sistema da clínica.

Dessa maneira, é possível realizar a marcação de consultas iniciais (avaliações) diretamente pelo chatbot, facilitando a experiência do usuário, que não precisa mais ser redirecionado para o site para preencher um formulário de agendamento.

Isso pode ser usado em campanhas de anúncios, diminuindo muito a necessidade de atendentes precisando fazer os agendamentos.

Pronto para superar seus desafios de atendimento e Vendas?

Nosso objetivo é entender sua operação para identificar as dificuldades que você enfrenta, e com base nisso, vamos trabalhar juntos para impulsionar seus resultados. 

Se encontrarmos oportunidades para melhorar, apresentaremos uma solução personalizada.

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