Estratégia para converter mais pacientes para a sua clínica

Neste material, queremos compartilhar com você o passo a passo da nossa estratégia para criar chatbots eficazes e que atendam às necessidades da sua clínica.

Antes de mergulharmos nas técnicas específicas de construção do chatbot, é crucial compreender os objetivos por trás desse projeto e como ele pode impactar positivamente tanto a sua marca quanto os seus clientes.

🎯 1. OBJETIVOS DO PROJETO

Antes de tudo, é importante entender quais são os objetivos de negócio e também o que o usuário espera encontrar ao entrar em contato com o chatbot. Precisamos ter certeza de que esses dois objetivos estejam em sincronia, que atendam um ao outro.

1.1 OBJETIVOS DA MARCA:

  • Diminuir o tempo de resposta no WhatsApp
  • Automatizar a resposta de perguntas frequentes
  • Captar novos clientes

1.2 OBJETIVOS DO PACIENTE:

  • Tirar dúvidas rápidas sobre tratamentos
  • Buscar endereços/contato de clínicas
  • Agendar consultas/avaliações
  • Enviar reclamações

⚙️ 2. MAPEANDO AS FUNCIONALIDADES

Com base no alinhamento entre os objetivos da marca e dos usuários, a primeira versão de um chatbot deve contemplar algumas funcionalidades, divididas em dois públicos-alvo distintos: pacientes e não pacientes.

2.1 PACIENTES:

  • Tirar dúvidas
  • Enviar sugestões/reclamações
  • Entrar em contato com a clínica onde faz tratamento

2.2 NÃO-PACIENTES:

  • Tirar dúvidas sobre os principais tratamentos
  • Tirar dúvidas sobre preços
  • Encontrar a clínica mais próxima
  • Agendar avaliação

👧 3. PERSONALIDADE DO BOT

Se a marca não tiver um mascote, é importante escolher uma persona para representar o chatbot.

Essa persona precisa ter as características de um atendente ideal da clínica, como por exemplo:

Bia: Ela é jovem, muito animada, tem paciência para auxiliar quem lhe pede ajuda, gosta de explicar sobre o universo que envolve a marca de maneira descomplicada, sem utilizar termos técnicos — até porque ela própria não é uma dentista e sabe que é sempre mais prudente consultar um profissional especializado.

📅 4. ESTRUTURANDO O FLUXO 

Após finalizar toda a validação estratégica dos objetivos, chegou o momento de “por a mão na massa” e estruturar o fluxo do chatbot.

Utilizando o fluxo de mensagens do Vendaz, você vai literalmente arrastar e soltar os blocos de opção do chatbot como no exemplo acima.

Esse pré-atendimento pode ser vinculado ao número de WhatsApp da clínica ou ao perfil do Instagram, e será responsável pela qualificação. Ao final, encaminhe o atendimento para a recepcionista continuar.

📅 5. AGENDAMENTO PELO WHATSAPP

Após validação inicial do fluxo do chatbot, podemos desenvolver uma integração diretamente com o sistema da clínica.

Dessa maneira, é possível realizar a marcação de consultas iniciais (avaliações) diretamente pelo chatbot, facilitando a experiência do usuário, que não precisa mais ser redirecionado para o site para preencher um formulário de agendamento.

Isso pode ser usado em campanhas de anúncios, diminuindo muito a necessidade de atendentes precisando fazer os agendamentos.

Pronto para superar seus desafios de atendimento e Vendas?

Nosso objetivo é entender sua operação para identificar as dificuldades que você enfrenta, e com base nisso, vamos trabalhar juntos para impulsionar seus resultados. 

Se encontrarmos oportunidades para melhorar, apresentaremos uma solução personalizada.

Clique abaixo e vamos conversar! 📈

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Nós

O Vendaz é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) baseado em mensagens que permite às empresas estruturarem seu processo de vendas através das redes sociais.

Serviços

Conteúdos recentes

Aumente suas vendas

Estruture seu processo de vendas, organize sua equipe de atendimento e tenha insights estratégicos para aumentar seu faturamento.

Plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) baseado em mensagens que permite às empresas estruturarem seu processo de vendas.

Vendaz

Sobre nós

Parceiros

Serviços

Áreas de atuação

Blog

Recursos

Pré vendas

Vendas

Pós vendas

Integrações

Ajuda

Termos de uso

FAQ

Casos de uso

Clientes

Login

Vídeos tutoriais

© 2024 Todos os direitos reservados.