Como estruturar o pré-atendimento no WhatsApp da sua clínica de estética

Ter um pré-atendimento eficiente no WhatsApp é essencial para clínicas de estética que buscam melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas. 

Neste artigo, vamos te apresentar um passo a passo sobre como estruturar um pré-atendimento no WhatsApp para sua clínica de estética. Sinta-se a vontade para se inspirar e adaptar o conteúdo para a realidade e o momento da sua empresa ok?

1. Crie um catálogo de produtos e serviços

O primeiro passo é criar um catálogo completo com todos os seus produtos e serviços oferecidos. Inclua informações detalhadas como descrições, preços, duração dos tratamentos, entre outros. Organize o catálogo de forma clara e intuitiva para facilitar a navegação do cliente.

Esse primeiro passo pode te ajudar a treinar novos colaboradores.

Comece fazendo uma tabela no excel como no exemplo abaixo que utilizamos com uma de nossas clientes e depois você pode contratar um designer para fazer a criação do seu catálogo:

2. Defina um Fluxo de Atendimento Automatizado

Com o catálogo de produtos e serviços em mãos, chegou o momento de mapear o passo a passo de como o seu atendimento é feito presencialmente para que você possa automatizar uma parte dele.

Você literalmente vai anotar “todos os passos” que as suas clientes dão desde o primeiro contato até o final da seção. Por exemplo:

  • Quando ela manda mensagem como é saudação da sua recepcionista?
  • Como ela identifica quem já é cliente ou não?
  • Quais perguntas são feitas para a cliente?
  • De que forma é realizada a explicação dos procedimentos?
  • Como é feito o agendamento e a confirmação?

Com todos os passos mapeados, fica mais fácil automatizar a parte mais “mecânica” do atendimento, como por exemplo, identificar quem já é cliente e apresentar os serviços que a clínica estética oferece.

Para criar esse fluxo de atendimento automatizado, podemos utilizar o Flowbuilder do Vendaz, que ficará mais ou menos como o exemplo abaixo:

É importante lembrar que o autoatendimento inicial tem como objetivo facilitar e agilizar a vida do cliente, mas que isso não substitui o atendimento humanizado quando necessário.

3. Crie Respostas Rápidas

Muitas vezes quando a atendente assume a conversa, há perguntas que se repetem, fazendo com que elas percam muito tempo escrevendo a mesma mensagem várias vezes ou até copiando e colando mensagens de outras conversas.

Para agilizar essa parte do processo, é importante que você utilize respostas rápidas para as perguntas mais comuns, como horários de funcionamento, localização, formas de pagamento, entre outras.

Neste artigo você encontrará um passo a passo para configurar as respostas rápidas no WhatsApp Business ou no Vendaz, personalizando ainda mais as mensagens com variáveis como saudação e nome, o que vai agilizar e humanizar ainda mais o atendimento da sua clínica estética.

4. Personalize a Experiência do Cliente

Mesmo com um chatbot de autoatendimento é possível personalizar a experiência do seu cliente. Você pode iniciar a conversa com uma saudação personalizada de “bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada” de acordo com o horário da mensagem e também chamando suas clientes pelo nome por exemplo.

Outro exemplo de personalização de experiência é oferecer tipos de mensagens diferentes de acordo com o status da pessoa. No exemplo abaixo você pode ver 3 tipos de personalização:

  1. Sem Chatbot: É a possibilidade de oferecer uma experiência totalmente humanizada sem a interação com o chatbot de autoatendimento. Pode ser usada para clientes VIP, funcionários ou fornecedores por exemplo.
  2. Já é cliente: Neste exemplo, todas as pessoas que tem a etiqueta cliente, tem opções personalizadas no autoatendimento. Além disso, como já temos os dados cadastrais, podemos personalizar as mensagens utilizando o nome da pessoa, último procedimento realizado, etc…
  3. Não é cliente: E finalmente, podemos personalizar a jornada de quem ainda não é cliente, apresentando a empresa e os serviços oferecidos de uma forma mais detalhada, seja usando vídeos, áudios ou imagens.

5. Integre com Outros Canais

E essa mesma experiência de autoatendimento com chatbot, pode ser oferecida aos seus clientes em outros canais como o Instagram por exemplo.

Dessa forma, quando uma pessoa te enviar mensagem no perfil da clínica estética no Instagram, terá um atendimento agilizado com as opções do chatbot e o seu time poderá responder diretamente na plataforma do Vendaz.

Isso permite que o cliente tenha uma experiência fluida e consistente, independentemente do canal que escolher e você tenha maior controle sobre o processo de atendimento e vendas.

6. Monitore e Melhore Continuamente

Análise regularmente os dados de interação do seu pré-atendimento no WhatsApp, como número de atendimentos iniciados e finalizados por usuário, tempo médio de resposta e satisfação do cliente. Use essas informações para identificar oportunidades de melhoria e otimizar seu fluxo de atendimento.

Estruturar um pré-atendimento eficiente no WhatsApp e analisar esses dados pode trazer diversos benefícios para sua clínica de estética, como maior satisfação do cliente, aumento das vendas e eficiência operacional.

Você pode por exemplo, “replicar o atendimento” da sua melhor atendente para as outras, uma vez que fica mais simples analisar, identificar o que está dando certo e estender o processo para as outras.

E caso precise de ajuda para estruturar o seu processo de atendimento e vendas, conte com o apoio da nossa equipe, que apoiada com a tecnologia do Vendaz, vai te ajudar a ter mais eficiência na sua clínica estética.

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Veja na prática um de nossos cases

Confira no vídeo abaixo um fluxo de autoatendimento para salões de beleza e clínicas de estética, tudo via WhatsApp!

Veja como ele pode transformar a forma como você atende seus clientes e gerencia seu negócio.

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