O QUE É MARKETING DE INDICAÇÃO?
Entre tantas estratégias de marketing, a de indicação têm um dos melhores custo-benefício, pois além de uma ótima conversão final, ela reforça o quanto seu próprio cliente gosta do seu serviço, produto e empresa.
A mecânica é simples. Um cliente indica um amigo ou mais, cada indicação gera uma pontuação em um ranking, e esse ranking está relacionado com prêmios de acordo com o número de indicações.
A forma de premiar pode variar entre os que mais indicaram e os que tiveram um número mínimo de indicações.
O fato é que se estabelece as regras para que haja uma competição. Essa competição é o que consideramos a Gamificação da campanha.

PARA QUE SERVE MARKETING DE INDICAÇÃO?
Esse tipo de campanha pode ser utilizada em várias situações para crescimento do negócio.
O foco pode ser em várias frentes:
- Aumento do alcance da marca
- Crescimento da base de novos leads
- Reforço da marca junto aos clientes
- Visibilidade espontânea
- Crescimento de rede sociais
- Aumento de vendas
- Geração de clientes potenciais
- Aumento de oportunidades de vendas
Como pode perceber o uso é recomendado em várias situações, o importante é definir corretamente o objetivo, prazo e prêmios para que seja um sucesso!
POR QUE USAR MARKETING DE INDICAÇÃO?
Motivos é o que não falta para utilizar esse tipo de estratégia de aquisição de clientes.
Entre elas destaco alguns motivos importantes:
- ATEMPORAL
Em outras palavras, não importa a época do ano ou data para fazer o uso dessa estratégia, funciona sempre!
- BAIXO CUSTO DE DIVULGAÇÃO
Pelo fato dos participantes serem os principais geradores de tráfego e demanda, seu custo de divulgação cai absurdamente
- USO EM SIMULTÂNEO COM OUTRAS CAMPANHAS
Normalmente as campanhas de indicação são realizadas com a base de clientes ativos e inativos, o que não intefere em suas campanhas de aquisição de novos clientes com interesse em saber mais sobre sua empresa.
RESULTADOS ESPERADOS
Seguramente podemos esperar o aumento da base de pessoas interessadas.
Porém isso não é o suficiente, e esse é o motivo que você deve conectar em uma ação de “amigo indica” uma condição comercial diferenciada, para aproveitar com volume de novos interessados e transformar em vendas.
EFEITOS COLATERAIS
Sem dúvida nenhuma o ECO é uma dos grandes ganhos do marketing de indicação. Isso significa que você corre o sério risco da sua ação “sair do controle”.
Claro que se acontecer, é ótimo, pois significa que teve um alcance maior que o esperado. Para que isso aconteça, um dos grandes aliados são os prêmios oferecidos.
Isso sem dúvida gera maior engajamento e participação das pessoas.
É comum aparecer muitas pessoas após o prazo da campanha com interesse de compra, isso acontece pois embora aquela pessoa em especial tivesse interesse , provavelmente naquele momento, alguma objeçÃo como por exemplo falta de tempo, impediu que pudesse dar sequência na participação
Estrutura de uma campanha de marketing de indicação de sucesso
São 4 pilares importantes no desenvolvimento
- TRÁFEGO
Todo esforço que você faz de divulgação para gerar pessoas para a página de cadastro é o que chamamos de tráfego.

Ele pode ser gratuito ou pago.
Tráfego Gratuito: São todos aqueles acessos vindos de sites de busca, sem que você tenha colocado qualquer quantia financeira. Para que ele dê resultado, você precisa produzir conteúdo de qualidade, com informações relevantes que vão ajudar a sua persona.
Tráfego Pago: São todos aqueles acessos que chegam até você, através de anúncios com investimento financeiro. tratégia apre
Na estratégia apresentada, a sugestão é um mix entre tráfego pago, gratuito e offline também
- QR Code
- Parceiros
- Impressos
- Cartazes
- CONVERSÃO
Fase fundamental para que o sucesso seja alcançado. Isso porque o resultado da campanha está ligado diretamente com a geração de cadastros.
Para isso é necessário que exista uma página de captura que tenha formulário de cadastro do INDICADOR E OS INDICADOS.
Obviamente que juntamente com essa mecânica, uma lista de contatos deve ser criada para que você possa controlar o número de indicações recebidas.
Ter um ranking público de indicações, pode ser um diferencial para aumentar o envolvimento e engajamento dos participantes

Você ainda pode aquecer a disputa, enviando mensagens de atualização reforçando que a pessoa continue indicando e participando da ação.
- EXPERIMENTAÇÃO
Na fase de experimentação o objetivo é que a pessoa indicada “experimente” o seu produto para ter certeza de que a sua solução pode resolver o problema dela.
O grande desafio nesta etapa é gerar o sentimento de compromisso na pessoa, pois como ela foi indicada, teoricamente sua empresa não estava no radar dela neste momento.
E tudo começa com um excelente 1º contato.
Inicie a conversa se apresentando de forma simpática e objetiva. Lembre-se de que a pessoa não faz ideia de quem é você ou sua empresa, sendo assim, explique o porquê está entrando em contato com ela e quem a indicou.
Se você conseguir abertura da pessoa, entender quais os objetivos dela será fundamental para o sucesso no fechamento de vendas.
O processo de experimentação aqui, pode ser permitir que essa pessoa faça uma primeira compra com uma condição única e exclusiva para essa ação. Algumas sugestões são:
- Frete grátis
- Compra sem pedido mínimo
- Desconto agressivo na primeira compra
- VENDA
Se tudo correr bem, sua venda será com uma facilidade tremenda pois a pessoa indicada seguiu por um caminho de envolvimento e relacionamento muito mais pessoas do que o comum.
É importante nessa fase você não postergar o fechamento. A objeções devem ser mínimas, isso é se ainda existirem.
Faça sua oferta! Feche a sua venda e seja feliz.
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A partir disso, vamos entender se conseguimos te ajudar a elevar os resultados.

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